Planeta Israel: Eduardo El Kobbi, que ocupou a presidência do KKL Brasil por 11 anos, transmitiu o cargo para o jovem Rudi Solon durante café da manhã realizado na sede da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) no final de 2022. Emocionado, El Kobbi agradeceu o empenho de toda a sua diretoria que o acompanhou nos últimos anos e relembrou alguns dos principais desafios que enfrentou durante sua gestão, entre eles o pior incêndio florestal da história de Israel no final de 2010, e de como o KKL Brasil conseguiu rapidamente mobilizar a comunidade judaica na aquisição de um caminhão de bombeiros que foi doado para o KKL Israel e que até hoje é utilizado.

Keren Kayemet LeIsrael (Fundo Nacional Judaico), ou simplesmente KKL, é uma organização fundada em 29 de dezembro de 1901 (9 Tevet 5562), no V Congresso Sionista, na Basileia. Por meio de doações, o objetivo inicial era adquirir terras como fator-chave para o retorno do povo judeu a sua terra.


“As pessoas olham para o KKL como se fosse uma instituição que só planta árvores, mas não é bem assim. O KKL é dono de 13% das terras em Israel, tem abrigos, reservatórios de água e centros de pesquisa e desenvolvimento. Precisamos trazer toda essa dimensão do KKL Israel para a comunidade judaica brasileira”, concluiu Rudi.

 


Eduardo El Kobbi passa a presidência do KKL Brasil

para o jovem Rudi Solon


Eduardo El Kobbi, que ocupou a presidência do KKL Brasil por 11 anos, transmitiu o cargo para o jovem Rudi Solon durante café da manhã realizado na sede da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp)  no final de 2022.

 


Emocionado, El Kobbi agradeceu o empenho de toda a sua diretoria que o acompanhou nos últimos anos  e relembrou alguns dos principais desafios que enfrentou durante sua gestão, entre eles  o pior incêndio florestal da história de Israel no final de 2010, e de como o KKL Brasil conseguiu rapidamente mobilizar a comunidade judaica na aquisição de um caminhão de bombeiros que foi doado para o KKL Israel e que até hoje é utilizado.

 


“Posso afirmar sem sombra de dúvida que eu recebi muito mais do que dei para o KKL e me sinto muito orgulhoso em poder ter contribuído com todo esse trabalho que o KKL faz em 45 países.  Estou muito feliz em passar o bastão para o Rudi, um profissional altamente capaz, inteligente, dinâmico e que vai aproximar a juventude do KKL. Tenho certeza que os próximos dez anos serão ainda mais frutíferos do que os que passaram. Juntos podemos fazer o “Ticun Olam” para criarmos um mundo melhor, mais justo e sustentável , ”,  declarou El Kobbi.

 


Durante o evento, que contou com a presença de lideranças comunitárias e  dos integrantes da diretoria anterior e atual  do KKL Brasil, foram apresentados os principais resultados do último ano, bem como a missão e os desafios da nova diretoria. 

 


“Estamos buscando fazer uma transformação tanto no eixo de gestão como na composição da nova diretoria, que será predominantemente jovem, pois somos nós, os jovens, que vamos construir esse futuro, tanto do Estado de Israel como da comunidade  judaica brasileira”, declarou Rudi Solon.

 


Entre as principais metas da nova gestão estão o desenvolvimento de ações para celebrar os 75 anos de Israel,  trazer para o Brasil projetos de sustentabilidade e aumentar a parceria do KKL Brasil com as escolas e movimentos juvenis.  “Queremos fazer tudo isso com muita transparência, agregar mais pessoas para nos ajudarem nessa missão e comunicar tudo o que estiver sendo feito para a nossa comunidade”, complementou.

 


Para dar conta dessa missão, Rudi terá a seu lado o diretor executivo Marcelo Spritzer, o vice-presidente Eliezer Kahn, a 2ª vice-presidente Deborah Chammah, o tesoureiro Gabriel Radomysler e a secretária Daniela Halperin.  

 


“As pessoas olham para o KKL como se fosse uma instituição que só planta árvores, mas não é bem assim. O KKL é dono de 13% das terras em Israel, tem abrigos, reservatórios de água e centros de pesquisa e desenvolvimento. Precisamos trazer toda essa dimensão do KKL Israel para a comunidade judaica brasileira”, concluiu Rudi.

 


Hoje estive na despedida de Eduardo El Kobbi, que presidiu o KKL Brasil por 11 anos e da posse de Rudi Solon, jovem atual presidente. Fiquei encantada com tudo que vi e ouvi. Duks, como é conhecido Eduardo, deixa uma estrutura sólida e bem construída para Rudi, que, junto com uma diretoria jovem, vem para trazer novas energias e projetos que darão um destaque especial para essa maravilhosa entidade verde e sustentável. Parabéns KKL, tudo que nosso mundo necessita hoje”,  frisou a vice-presidente da Fisesp, Miriam Vasserman.



__


Sobre o KKL, atualizaçao 2023-2024

Desde sua criação, em 1901, o KKL vem desenvolvendo a terra de Israel com um toque de amor, fortalecendo o vínculo entre o povo judeu e sua terra ancestral, respondendo às necessidades do país e preservando a sua herança natural e cultural.

 

Nesse período, um de seus grandes trunfos foi liderar um projeto florestal sem precedentes, a ponto de transformar uma terra desolada em um país completamente verde. Para que esse milagre acontecesse, foram plantadas mais de 240 milhões  de árvores em 900 mil hectares, reabilitados e conservados 40 mil hectares de bosques naturais e construídos 225 reservatórios de água e açudes, que aumentaram em muito a água disponível no país, entre outros logros.

 

Com o apoio de amigos espalhados pelo mundo, o KKL tem se tornado líder do movimento  em prol de um Israel com maior orientação ambiental, por meio de um trabalho concentrado em seis áreas principais:


 

GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS:

 

• Construção de 225 reservatórios e açudes, que aumentaram em mais de 25% a água disponível em Israel.

• Além da irrigação, piscicultura e recreação, os reservatórios de água potável contribuem para reabastecer os exauridos aquíferos.

• Reservatórios de água reciclada poupam água potável e evitam poluição.

• Saneamento de córregos, fontes e rios de Israel, contribuindo para o desenvolvimento do potencial paisagístico em prol do cidadão e como uma fonte adicional de água potável limpa.


 

FLORESTAÇÃO  E MEIO AMBIENTE

 

• Os bosques e florestas de Israel ajudam a combater a desertificação, melhoram o balanço de carbono no ambiente e criam “pulmões verdes” em torno dos centros urbanos, fundamentais para a saúde e o lazer.

 

• Marca registrada do KKL, os parques biosféricos se transformaram na última palavra em matéria de integração do homem ao meio ambiente.

 

• Vigilância 24 horas por dia para evitar incêndios florestais

 

• O KKL está ajudando a revitalizar a região norte de Israel, após a Segunda Guerra do Líbano

 

 


DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E SEGURANÇA

 

• Criação de sítios de recreação, infraestrutura agrícola e instalações turísticas.

 

• Resgate de mais de 3 mil km2 de terras para comunidades em desenvolvimento; recuperação de mil km2 para agricultura; e abertura de 7 mil km de estradas de contorno e segurança para as áreas fronteiriças.

 

• Criação de pontos de encontro para os soldados e suas famílias

 

• Diversão e oportunidade de ensino para as crianças nos Centros para a Educação Campestre e Florestal


 

 

TURISMO E RECREAÇÃO

 


• Criação de milhares de parques, florestas e áreas de recreação, preservando a beleza e os recursos de Israel para as futuras gerações.

 

• Para que todos possam usufruir da natureza,  o KKL se empenha para que os parques de Israel sejam acessíveis às pessoas com necessidades especiais.

 

• O KKL desempenha papel importante na restauração de sítios históricos e arqueológicos de Israel.


 

 

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

 



• O KKL ajuda Israel a manter sua superioridade agrícola e econômica, investindo em pesquisas básica e aplicada. Essa superioridade, que se notabiliza pela tecnologia empregada há vários anos, tem ultrapassado fronteiras, estando presente em 25 países africanos, 14 da Ásia e Oceania, 22 europeus, 17 da América Latina e Caribe, Canadá e Estados Unidos.

 

• O KKL firma parcerias com organizações internacionais para a busca de soluções de reflorestamento mundial, gerenciamento de recursos hídricos e tratamento de terras áridas, apoia e implementa projetos de P&D de implicações globais e compartilha seu know-how com o resto do mundo.

 

• Contribui para a economia israelense por meio da criação de empregos agrícolas, e incrementa a exportação de produtos agrícolas, peixes e flores.


 

 

DOAÇÕES EXTERNAS

 


Por meio das doações de diversos apoiadores e parceiros espalhados ao redor do mundo, principalmente de países em que mantém escritórios, caso do Brasil, por exemplo, o KKL reúne recursos para a execução de diversas atividades em Israel. Entre elas:

 

• Restauração da região do Carmel, devastada em um incêndio em 2010

 

 

• Plantio de árvores e inúmeros projetos de reflorestamento

 

 

• Desenvolvimento de centros de tratamento de águas residuais

 

 

• Projetos de desenvolvimento da terra, turismo, preservação ambiental

 

 

• Projetos educacionais para crianças com necessidades especiais

 

 

• Construção de reservatórios de água

 

 

• Torres de vigia florestais como forma de prevenção de incêndios

 

 

• Aquisição de caminhões de bombeiro

 

 

• Colaboração em pesquisas internacionais


Referencias Fotográficas : *


*****KKL- Marcelo Spritzer, Eduardo El Kobbi e Rudi Solon.


*****KKL- Diretoria do KKL Brasil com presideente mundial e diretores l


*****KKL- Euardo El Kobbi e Rudi Solon.


*****KKL- Eduardo El Kobbi foi homenageado com diploma do KKL



*****KKL- Eduardo El Kobbi recebe Avraham Duvdevani, presidente Mundial do Keren Kayemet Le Israel .

 


*****KKL- Nathalie Kamkhagi, Tina Turkie, Miriam Vasswerman e Desirée Suslick



*****KKL- Parte da diretoria do KKL Brasil.



*****KKL- Rudi Solon e Eduardo El Kobbi com a nova diretoria..



*****KKL- Rudi Solon é o novo presidente do KKL Brasil.

;


__

@ovadiasaadia

<Apacos- Febracos>


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evento Kosher no novo ATSUI, Jardins SP

Um glamuroso e impecável café da manha nas dependências do andar VIP do Salão de Festas do suntuoso Club Clube Monte Líbano em São Paulo reuniu jornalistas, formadores de opinião e empresários na área de eventos. E foi uma belíssima mostra de como será nova 2haus!

Teatro Porto celebra 10 anos com a prorrogação do musical Rita Lee: Uma Autobiografia Musical até 15 de junho