< Teatro> Artes. O Profeta de Gibran Kalil Gibran tem excepcional adaptação da filósofa Lúcia Helena Galvão e direçao sublime de Luiz Antônio Rocha. No elenco o talento do multimídia ibanês Sami Bordokan, que interpreta o sábio e toca, junto ao irmão William Bordokan, alaúde, flauta e outros instrumentos em momentos de intensa emoção. .
O Profeta, em cartaz no imponente e impactante Teatro B32, no Complexo Birman, da Escultura da Baleia, talvez o mais tecnológico da América latina, o Teatro B32, comemora os cem anos do lançamento do livro de mesmo nome do mundialmente escritor libanês Gibran Khalil Gibran. Com telas de ledge que mergulham num mar sem fim e baleias que fazem um balé, a história poetisa o exílio do profeta Almustafa que está prestes a embarcar no navio que o levará até sua cidade natal, quando os habitantes da região pedem que ele compartilhe sua sabedoria antes de partir. O homem, então, inicia uma reflexão profunda e atemporal sobre o amor, a amizade, a morte para delírio de um público que redescobre a cultura árabe profunda.
A adaptação da filósofa Lúcia Helena Galvão e do diretor Luiz Antônio Rocha traz no elenco o multimídia e talentoso libanês Sami Bordokan, que interpreta o sábio e toca, junto ao irmão William Bordokan, alaúde, flauta e outros instrumentos em momentos de intensa emoção.
Em doze ensaios poéticos, baseados na obra de Gibran, temas profundos e atemporais como vida, amor, dor, filhos, trabalho, tempo, liberdade, alegria, tristeza, morte, entre outros, são abordados com a sabedoria do Oriente.
A encenação é de Luiz Antônio Rocha, indicado ao prêmio Shell (2019) pela montagem de “Paulo Freire, O Andarilho da Utopia”, tem projeto de luz de Ricardo Fujii e cenário e figurinos do artista plástico uruguaio Eduardo Albini. A direção musical é assinada pela dupla Sami e Willian Bordokan.
* Sami é ator, músico e compositor e algumas de suas composições sao cantadas na peça. Seu irmão William Bordokan tem destaque musical na peça, em toda a impactante percussão.
O espetáculo teve estreia nacional em Fortaleza, no Teatro José de Alencar e pontua a segunda parceria artística entre Luiz Antônio Rocha e Lucia Helena Galvão. Juntos assinaram a muito aplaudida peça “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, sucesso de público e crítica e agora repetem a preciosa parceria no desafio de transpor para o teatro a releitura filosófica da obra do poeta libanês.
No papel título, o genial músico e cantor libanês Sami Bordokan pontua essa história com as cordas de seu alaúde. Sami é pesquisador de música árabe clássica e folclórica e faz releituras de temas tradicionais num trabalho de resgate de peças ancestrais. Seu estilo de tocar o alaúde e de cantar reúne influências diversas desde a música clássica árabe, o canto bizantino, o Sufismo, o flamenco e a música popular brasileira.
Para o diretor “O Profeta é uma história de rara beleza. A força de suas parábolas, a poética musicalidade, a profundeza de seus conceitos são um bálsamo nos dias de hoje. O amor é o fio condutor da história e nos faz redescobrir o papel do coração.”
O resumo é conhecido: Após um ciclo de doze anos de exílio na cidade de Orfhalese, o profeta All Mustafa está prestes a embarcar em um navio para retornar a sua terra natal. No dia da partida, entretanto, antes da chegada iminente de seu navio, os habitantes da pequena cidade pedem a ele que lhes fale sobre as questões fundamentais da condição humana. E assim, o profeta responde com reflexões que, na sua aparente simplicidade, revelam uma compreensão profunda da vida e do processo de existir.
Agenda: Natal: Teatro Alberto Maranhão Natal dia 02 de junho às 20h
***** Em São Paulo, no Teatro B32 - Dia 09 de junho -sessão – às 20h
Dia 10 de junho – sessões – às 17h e 20h
Dia 11 de junho – sessões – às 17h
***** E devido ao sucesso com o público paulistano, a peça continuará em cartaz no mês de julho, nos dias: 01,02 14,15, 16, 22 e 23. Não tenho ainda os horários das sessões.
--
EQUIPE - T É C N I C A
Texto: Lúcia Helena Galvão
Interpretação: Sami Bordokan
Encenação: Luiz Antônio Rocha
Participação especial: William Bordokan
Cenário e Figurinos: Eduardo Albini
Projeto de Luz: Ricardo Fujii
Direção musical: Sami Bordokan e William Bordokan
Assistente de direção: Hanna Perez
Vídeo mapping: Júlio Mauro / Cine Mauro
Fotos: João Caldas, Andreia Machado e Marlon Mikon
Direção de arte: Eduardo Albini
Preparação corporal e direção de movimento: Hanna Perez
Caracterização: Mona Magalhães
Adereços e efeitos: Nilton Araújo
Artista têxtil: Priscila Pires
Costureira: Marcela G. F. Artusi
Parceria: Nova Acrópole Brasil
Produção Executiva: Luiz Antônio Rocha
Produção: Espaço Cênico Produções Artísticas
Uma releitura filosófica baseada na obra de Kahlil Gibran
Temporada: De 11 de maio a 11 de junho
Teatro B32: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3058-9100
Referencias fotográficas:
*** O Profeta- Casal Bordokan com FEBRACOS Ovadia Saaadia e Maria Helena Antoniadis, RP
****** O Profeta Teatro B32.jpg 2.jpg (88 KB);
*******O Profeta- Veja SP- Destaque
--
@ovadiasaadia
Ovadia Saadia
<Apacos, Febracos>
Red-SP
Comentários
Postar um comentário