Gastrolandia 2023 por Ovadia Saadia ***** O chef Idolo Giusti – especializado em culinária ancestral e mateira – leva projeto de metas sustentáveis para o Meat Day Festival, que acontecerá no próximo sábado, dia 01 de julho, no Clube da Caterpillar, em Piracicaba. É uma ação inédita do evento de churrasco, considerado um dos maiores da região. “Aliada à qualidade nas estações e nos insumos e à participação de grandes chefs estará agora a sustentabilidade, que faz pensar além do evento em si, em tudo que ele pode gerar. Um evento responsável precisa potencializar benefícios e minimizar impactos”, explica Giusti, que implantará e coordenará o projeto. “Esta edição será o start onde colocaremos muitas iniciativas em prática de forma consciente e organizada”, afirma.

 01/07 - Meat Day Festival terá pela primeira vez iniciativas sustentáveis implantadas pelo chef Idolo Giusti.

 

Objetivo de um dos maiores eventos de churrasco da região de Piracicaba é se tornar 100% sustentável




(Chef Idolo Giusti) 

 

            O chef Idolo Giusti – especializado em culinária ancestral e mateira – leva projeto de metas sustentáveis para o Meat Day Festival, que acontecerá no próximo sábado, dia 01 de julho, no Clube da Caterpillar, em Piracicaba. É uma ação inédita do evento de churrasco, considerado um dos maiores da região.

“Aliada à qualidade nas estações e nos insumos e à participação de grandes chefs estará agora a sustentabilidade, que faz pensar além do evento em si, em tudo que ele pode gerar. Um evento responsável precisa potencializar benefícios e minimizar impactos”, explica Giusti, que implantará e coordenará o projeto. Esta edição será o start onde colocaremos muitas iniciativas em prática de forma consciente e organizada”, afirma.  

O projeto busca, de forma geral, zerar o desperdício de insumos e alimentos, destinar corretamente os excedentes e reciclar resíduos de maneira justa e limpa. E, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero e Agricultura sustentável, Vida na água, Saúde e bem estar, Educação de qualidade, Vida Terrestre, Trabalho decente e crescimento econômico, Consumo e produção responsáveis e Parcerias e meios de implementação.

Entre várias ações, haverá o incentivo à reciclagem de latas de alumínio, com a atividade “Cesta de Basquete”. O participante que acertar mais latinhas vazias até o final do evento ganhará como prêmio uma panela de ferro. “É de forma descontraída e interativa que chamaremos a atenção do público para o tema”, explica o chef. Terá, ainda, reciclagem dos resíduos gerados como óleo, plástico, papel, vidro e orgânicos

            O Parque estadual do Juquery, em São Paulo, será adotado pelo evento e beneficiado com parte do reaproveitamento e distribuição de alimentos excedentes já processados do evento, por meio de ações de distribuição de insumos ou marmitas à população carente do entorno. Por exemplo, para a alimentação produzida por chefs para voluntários da operação embarcada do Dia Mundial da Limpeza das Águas, a ser realizada em setembro no sistema Cantareira, organizada pelo Juquery.

Estão previstas aulas de culinária no parque com almoço aos participantes. Mesmo local onde serão plantadas as mudas para compensação do carbono.

            Parte do valor arrecadado com a sustentabilidade será destinado à Associação Vuturuty Ambiental, sediada em Votorantim, São Paulo, com ações que auxiliam na educação em defesa do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável propõe a sustentabilidade em todos os setores, em especial nos recursos naturais como a agricultura e dos recursos não renováveis, como a água, ar, solo, pois são essenciais à vida humana e precisam ser sustentáveis para atender às necessidades básicas de sobrevivência. Ao se conceituar o desenvolvimento sustentável é preciso ser amplo e generalista e levar em consideração uma série de fatores que se interligam. “A promoção do Meat Day Festival alicerçado no conceito de sustentabilidade é um procedimento em que os participantes do evento e a comunidade tomarão consciência do ambiente e incorporarão novos conhecimentos, novas habilidades, além de novas experiências e valores”, afirma Giusti. O desenvolvimento sustentável, para apresentar os resultados esperados, necessita da colaboração de todos, uma ação conjunta para o bem comum”, enfatiza.

 

Estação Pirarucu

Além de implantar e coordenar a sustentabilidade do evento – que é open food - o chef Idolo Giusti - já conhecido por resgatar ingredientes, receitas e cultura - colocará a mão na massa. Na verdade, no peixe, já que irá preparar Pirarucu e peixes exóticos. De acompanhamento, batata doce salmão, espuma de gengibre e picles de cebola roxa.

O chef sempre inova na execução e/ou apresentação da comida, o que gera curiosidade e vontade no público. Desta vez, unirá o primitivo com o moderno. Fará os peixes no moquém (do tupi antigo moka'), uma grelha feita de pau no formato quadrangular que se apoia sobre forquilhas de madeira fincadas ao chão, utilizada em tempos remotos pelos índios para assar ou conservar carnes. Ao mesmo tempo, usará o tecnológico fogão à lenha com tampa de vidro, com dupla combustão cuja caixa de queima alcança máxima eficiência durante a queima da lenha. O resultado é uma queima limpa com alta redução de fuligem no ambiente.

Giusti dividirá a estação com o chef Helvecio Maciel.

 

 

O evento

O Meat Day Festival conta com, por exemplo, gastronomia – 13 estações - e quatro atrações musicais que vão do country ao pop rockPara as crianças, a animada apresentação de palhaço, no “Porpeta Pocket Show” e espaço kids com recreações e monitores.

 


 

Idolo Giusti 

 

Especializado em culinária mateira, o chef Idolo Giusti aproveitou o isolamento para aprimorar técnicas e, principalmente, aprofundar os estudos sobre o cerrado. Para isso, realizou uma imersão de cerca de um ano e meio na região sul do estado de Minas, da forma que mais gosta: em contato com folhas, plantas, raízes, frutos e cultura da região.

Retomados os eventos, tem participado de grandes festivais de churrasco e feito curadorias, como no Churrascada, Bárbaros BBQ e Meat Day Festival, sobre assuntos do mato, sempre que possível enfatizando a utilização de ingredientes locais, e também sobre implantação de ações de sustentabilidade.

Na bagagem, leva participações em programas como “Hell´s kitchen”, do Sbt e “A Batalha – Food Truck”, transmitido pela GNT. Em 2014, o chef subiu o Aconcágua. Pelo projeto ‘Cozinhando nas Alturas’, que surgiu em 2012, o chef foi convidado pela equipe da Mercedes-Benz a cozinhar a bordo do veleiro interoceânico de Mike Horn, famoso explorador e aventureiro sul-africano.

De origem italiana, portuguesa e espanhola, Giusti vem de um berço de ouro em termos culinários. Há um século, seus bisavós e avós, com muita garra e determinação, chegaram ao Brasil e à Serra da Cantareira. Agricultores e fazendeiros, deram origem à história do chef. Com essa predisposição, que está no sangue da família, e experiência somadas à paixão pela comida, o chef cozinha e troca experiências com grandes mestres da gastronomia - de forma profissional há 15 anos, tempo que o permitiu passar por diversas cozinhas no Brasil, Argentina, Peru.

 

 

Meat Day Festival

Data: 01 de julho de 2023 

Horário: a partir das 12h

Local: Clube dos Empregados da Caterpillar - Av. Comendador Leopoldo Dedini, 1171 – Piracicaba/SP

Ingressos: https://byma.com.br/event/641dee0adfe177000e9c4425

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos Especiais SP- 6ª FEIRA DO LIVRO JUDAICO EM PORTUGUÊS TRAZ CENTENAS DE TÍTULOS A PREÇOS PROMOCIONAIS. No dia 4 de agosto, evento gratuito contará com palestra sobre Inteligência Artificial Generativa, debate sobre Paz no Oriente Médio, desenhos animados da coleção Micha Gamerman, um dos youtubers mais influentes da comunidade judaica, e contação de histórias judaicas para criançada, além de uma área gastronômica com culinária típica judaica, comida japonesa, sanduíches, doces e sorvetes no Espaço Orá Vessimchá, no Bom Retiro

* Planeta Israel Por Ovadia Saadia- Ato-manifesto em São Paulo alertou sobre os horrores praticados pelo Hamas contra mulheres. Ato fez alertou para a invisibilidade das vítimas que sofreram estupros e mutilações durante o ataque terrorista a Israel em 07/10; Ação levou para as ruas reprodução das chocantes cenas de agressão do grupo extremista à israelense Naama Levy

Arte & Cultura SP_ Sesi apresenta O Vazio da Mala