Dia Mundial da Saúde (07 de abril), sobre as Doenças Raras que são mais comuns do que se imagina e tendo um diagnostico precoce, é possível, tratar e o paciente ter uma qualidade de vida satisfatória. Outro alerta é a conscientização de doenças reumatológicas em crianças. Aproveitando este dia, especialistas da clínica EVCITI, em São Paulo, que pertence ao Grupo CITA, uma referência no país nos cuidados e tratamentos aos portadores de doenças autoimunes, falam sobre os sintomas e qdo procurar ajuda médica.


Dia 07 de abril

Dia Mundial da Saúde:

Doenças raras são mais comuns do que se imagina

No Dia Mundial da Saúde especialista da clínica EVCITI de São Paulo alerta para os sinais e orienta com identificar essas doenças em adultos e crianças

 

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril, data que marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é uma data importante para ressaltar os cuidados com a saúde de todas as pessoas do mundo todo. Com o objetivo de conscientizar a população, o corpo clínico da EVCITI (localizada no Jardins), pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados em Terapias Assistidas), referência em doenças raras e autoimunes, aproveita a data para elucidar e tirar algumas dúvidas a respeito.

 

“Muitas doenças raras afetam mais pessoas do que se pensa, mesmo sendo individualmente raras, juntas, essas condições impactam milhões em todo o mundo”, diz o reumatologista da clínica EVCiti, Henrique Helson Herter Dalmolin. “Deste grupo de doenças podemos citar Lúpus, Síndrome Sjögren, Esclerose Múltipla, Doença do Crohn e DISH. A importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado fazem toda diferença na qualidade de vida das pessoas portadoras destas condições”, explica o médico.

 

Para identificar essas doenças, o reumatologista elencou alguns sintomas sugestivos e, portanto, caso a pessoa tenha algumas delas é importante que procure ajuda médica.

 

Lúpus: é uma doença autoimune que pode afetar várias partes do corpo, como a pele, as articulações e os órgãos internos. Os sintomas mais comuns incluem fadiga, dores nas articulações e erupções cutâneas em forma de asa de borboleta no rosto.

 

Síndrome Sjögren: doença autoimune que afeta as glândulas protetoras de lágrimas e saliva, causando olhos secos, boca seca e articulações doloridas.

 

Esclerose Múltipla: é uma doença que afeta o sistema nervoso central, causando sintomas variados, tais como fadiga, fraqueza muscular, problemas de visão e dificuldades de coordenação.

 

Doença de Crohn: doença inflamatória intestinal que pode causar dor abdominal, diarreia, perda de peso e fadiga.

 

DISH (Hiperostose Idiopática Esquelética Difusa): também conhecida como Síndrome de Forestier, é uma condição que afeta os ossos e as articulações, principalmente na coluna vertebral, proporcionando um crescimento anormal. Seus sintomas podem variar mas na maioria das vezes causa dor e rigidez da coluna vertebral e em outras articulações, além de dificuldade no movimento.

 

Quando levar a criança ao reumatologista?

 

Mais raramente, mas não incomum, as doenças reumatológicas também afetam as crianças. É importante ficar atento quando a criança ou adolescente apresentar sintomas como dor persistente nas articulações, inchaço, febre prolongada sem causa aparente, erupções cutâneas ou fraqueza muscular. “Esses sintomas podem ser indicativos de condições reumáticas pediátricas como artrite idiopática juvenil ou lúpus infantil”, alerta Dr. Henrique Dalmolin. “Aqui na clínica temos pediatras especializados em reumatologia infanto-juvenil, o que proporciona tratamento diferenciado e personalizado para este público. Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, melhor será o cuidado e a qualidade de vida para o paciente enquanto criança e também ao atingir a vida adulta”, explica.

 

A clínica EVCITI (Centro de Infusão e Terapia Imunobiológica e Vacinas), idealizada por médicos especialistas em Reumatologia e Clínica Médica, pertencente ao Grupo CITA (Centros Intergrados de Terapias Assistidas), uma holding composta por clínicas renomadas em Salvador e São Paulo, é uma referência no Brasil em doenças autoimunes.

 

A EVCITI possui especialidades em Reumatologia, Reumatologia Pediátrica, Dermatologia, Gastroenterologia, Neurologia e Neuroimonologia. A clínica tem excelência em atendimento e tratamentos personalizados e humanizados, segurança e confiabilidade. Recentemente conquistou o Selo de acreditação e excelência nível 3 ONA (Organização Nacional de Acreditação).

 

Dr. Henrique Helson Herter Dalmolin é reumatologista na clínica Quíron/EVCITI, pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil e está disponível para entrevistas sobre “Lúpus e tratamentos”.

 

Clínica EVCiti – GRUPO CITA

Av. 09 de Julho, 3755 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Telefone: (11) 30512233 / 94191-9911

www.quironreumatologia.com.br

 ¨¨


Por Ovadia Saadia

@ovadiasaadia

@apacos

@febracos

@2024


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos Especiais SP- 6ª FEIRA DO LIVRO JUDAICO EM PORTUGUÊS TRAZ CENTENAS DE TÍTULOS A PREÇOS PROMOCIONAIS. No dia 4 de agosto, evento gratuito contará com palestra sobre Inteligência Artificial Generativa, debate sobre Paz no Oriente Médio, desenhos animados da coleção Micha Gamerman, um dos youtubers mais influentes da comunidade judaica, e contação de histórias judaicas para criançada, além de uma área gastronômica com culinária típica judaica, comida japonesa, sanduíches, doces e sorvetes no Espaço Orá Vessimchá, no Bom Retiro

Arte & Cultura SP_ Sesi apresenta O Vazio da Mala

Medicina Avançada: Novidades em tratamentos capilares em São Paulo